Portal Parceiros Cursos Eventos Links Notícias Fórum Downloads Fale Conosco Home
Home
 



 
  I Encontro de Implementadores do MPS.BR
15.08.2005

Fonte: Softex

 O I Encontro de Implementadores do Modelo MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro será realizado na Universidade Católica de Brasília (UCB), no SGAN 916 - Módulo B (Av. W5), em Brasília, tendo como objetivo compartilhar experiências de implementação, formar novos implementadores e ministrar treinamento em temas relevantes para melhoria de processo de software.

A programação deste encontro compreende diversas atividades de 29 de agosto a 1º de setembro de 2005, abaixo especificadas, e as inscrições devem ser feitas no Portal SOFTEX www.softex.br


Workshop para Implementadores do MPS.BR, em 29 de agosto

Este Workshop para Implementadores do MPS.BR tem como objetivo reunir implementadores do modelo para compartilhar experiências relacionadas ao MPS.BR no último ano. Os trabalhos apresentados serão selecionados, pela submissão de artigos, em resposta a uma Chamada de Trabalhos específica. Requisito para inscrição no workshop: ser implementador do MPS.BR (pessoas formadas e aprovadas na prova de 2004).

Mini-cursos para Implementadores do MPS.BR, em 30 e 31 de agosto

Para o mesmo público-alvo do workshop, nos dias 30 e 31 de agosto serão realizados quatro Mini-cursos para Implementadores do MPS.BR, tendo como objetivo mostrar como alcançar os primeiros três primeiros níveis do MR.MPS e como se preparar para uma avaliação MPS.BR. O primeiro mini-curso,  Implementando o Nível G, será ministrado por Rosangela Silva, da Relacional; o segundo, Preparando para uma Avaliação MPS.BR, por Ana Regina Rocha, da COPPE/UFRJ; o terceiro, Implementando o Nível F, por André Villas Boas, da Fundação CPqD; o quarto, Implementando o Nível E, por Clênio Salviano, do CenPRA e Ana Cristina Rouiller, da UFLA. Requisito para inscrição nestes quatro mini-cursos: ser implementador do MPS.BR (pessoas formadas e aprovadas na prova de 2004).

Curso para Implementadores do MPS.BR, em 30 e 31 de agosto

Nos dias 30 e 31 de agosto também será realizado um Curso para Implementadores do MPS.BR (C2), com 16 horas de duração, taxa de inscrição a R$ 600,00 e vagas limitadas aos primeiros 50 inscritos. Este curso tem dois requisitos, o Curso de Introdução ao MPS.BR (C1) e a Prova de Introdução ao MPS.BR (P1), e será um dos requisitos para inscrição em Provas para Implementadores do MPS.BR (P2), a serem realizadas neste e nos próximos anos. Ser aprovado nesta prova é um dos requisitos para integrar a equipe de consultores de implementação do MPS.BR de uma Instituição Implementadora (II-MPS.BR).

O curso será ministrado pela Prof. Kathia Marçal Oliveira, da Universidade Católica de Brasília (UCB), doutora pela COPPE/UFRJ e membro da Equipe Técnica do Modelo (ETM-MPS.BR). Tem quatro objetivos e se destina a profissionais envolvidos na definição, implantação e melhoria de processos de software, sejam eles gerentes da qualidade, gerentes de projetos ou engenheiros de software. O primeiro objetivo do curso é apresentar os processos de software do Modelo de Referência para Melhoria de Processo de Software (MR-MPS), publicados na versão 1.0 do Guia Geral do MPS.BR (disponível no portal www.softex.br/mpsbr).Este guia foi desenvolvido em conformidade com as Normas Internacionais ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15504 e é compatível com o Modelo CMMI. O segundo objetivo do curso é discutir como implementar cada processo em uma organização, pública ou privada. O terceiro é exercitar a elaboração de um processo de software de acordo com o MPS.BR. O quarto é exercitar como preparar uma organização, pública ou privada, para uma avaliação MPS.BR

Mini-cursos para Desenvolvimento de Software com Qualidade, de 29 de agosto a 1º de setembro

Para o público em geral, com taxas de inscrição diferenciadas para profissionais e estudantes, estão programados seis Mini-cursos para Desenvolvimento de Software com Qualidade, cada um com 4 horas de duração,  nos dias 29 de agosto a 1º de setembro. O primeiro sobre Garantia da Qualidade, ministrado por Arnaldo Belchior, da UNIFOR. O segundo sobre Gerência de Requisitos, por Alexandre Vasconcelos, da UFPE. O terceiro sobre Normas de Processo de Software, a cargo de Cristina Filipak Machado, co-editora do Guia Geral do MPS.BR. O quarto sobre Planejamento de Projetos, por Odisnei Galarraga, da UNISINOS. O quinto sobre Gerência de Configuração, por Wagner De Martino, do CenPRA. O quinto sobre Métricas de Software, por Mariano Montoni, da COPPE/UFRJ. O sexto sobre Aquisição de Software, por Ana Guerra, da UNICAMP e CenPRA.


Voltar | Topo
 
 
  Portal da Qualidade de Software - e-mail: contato@qualidadesoftware.org.br