Portal Parceiros Cursos Eventos Links Notícias Fórum Downloads Fale Conosco Home
Home
 



 
  MCT cria política para formar profissionais de TI
19.08.2005

Fonte: COMPUTERWORLD

O governo federal está desenvolvendo um programa de formação e qualificação de recursos humanos para atuar na área de software, revelou o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, em entrevista exclusiva ao Computerworld.

"Trata-se de um programa grande, que envolve todos os níveis, desde cursos de inglês técnico até cursos de mestrado e doutorado na área. A idéia não é só formar pessoal, mas atualizar aqueles que estão no mercado e treiná-los com ferramentas novas que aparecem diariamente", declara Rezende.

De acordo com o ministro, para viabilizar o projeto, o Fundo Setorial de Informática irá investir 15 milhões de reais e o programa contará ainda com recursos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi), Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e Serviço Social do Comércio (Sesc). "Também está sendo estudado um pacote de incentivos para o setor na área de tributação", informa.

Sérgio Rezende, que assumiu o ministério no final de julho, declarou que pretende dar continuidade às ações iniciadas na gestão anterior, conduzida por Eduardo Campos. "Elas são baseadas em quatro eixos básicos: a expansão e o fortalecimento do Sistema Nacional de C&T, a Política Industrial e Tecnológica de Comércio Exterior, os objetivos estratégicos nacionais e a aplicação de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social", detalha.

De acordo com Rezende, mais especificamente na área de políticas direcionadas ao setor de informática, uma das prioridades é a regulamentação da Lei de Informática, considerada por ele "um instrumento muito importante para alavancar o setor e estimular o investimento em Pesquisa e Desenvolvimento".

A prorrogação dos incentivos até 2019 foi aprovada pelo Congresso Nacional no fim do ano passado e em breve sairá a regulamentação.


Voltar
 
 
  Portal da Qualidade de Software - e-mail: contato@qualidadesoftware.org.br