Portal Parceiros Cursos Eventos Links Notícias Fórum Downloads Fale Conosco Home
Home
 



 
  In Forma é a primeira empresa brasileira a obter uma avaliação oficial MPS.BR
14.09.2005

Fonte: Softex

A In Forma, embarcada no Porto Digital, é a primeira empresa brasileira a obter uma avaliação oficial MPS.BR, que avalia a melhoria dos processos de software. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (13 de setembro de 2005), às 18h, na sede da empresa no Bairro do Recife. Estiveram presentes ao ato, além da direção da empresa e de seus colaboradores, a equipe de avaliação do MPS.BR, representantes da Sociedade SOFTEX, do SOFTEX Recife, do CESAR e do Porto Digital.

"O processo começou com a busca pela certificação CMMI, que estamos tentando junto com outras empresas do Porto Digital. Quando apareceu a oportunidade do MPS.BR, aproveitamos o projeto e submetemos", explica Ciro Coelho, gerente de projetos responsável por certificações. "A escolha de uma empresa pernambucana é um reconhecimento da importância da inovação que se produz aqui", complementa Ismar Kaufman, um dos diretores da In Forma.

Antes de submeter o projeto a uma avaliação oficial MPS.BR, nível G, a In Forma contou com o apoio do CESAR para implementar os processos. A equipe que avaliou a empresa é composta pelos seguintes avaliadores credenciados pela Sociedade SOFTEX: Profa. Ana Regina C. Rocha, como avaliador-líder, Profa. Ana Cristina Rouiller e Cristina Filipak Machado, como adjuntas, além de um representante da empresa.

O MPS.BR é uma iniciativa brasileira, sob coordenação da Sociedade SOFTEX, que visa a Melhoria de Processo do Software Brasileiro em todas as regiões do país, com foco nas pequenas e médias empresas (PMEs), a um custo acessível. O MPS.BR segue modelos e normas internacionais: é compatível com o modelo CMMI, está em conformidade com as normas ISO/IEC 12207 e 15504, além de ser adequado à realidade brasileira. Informações atualizadas sobre o MPS.BR, incluindo metas e resultados alcançados, encontram-se no Portal SOFTEX < www.softex.br/mpsbr >.

Até o final de setembro de 2005, com esta primeira avaliação oficial e outras quatro em empresas no Rio de Janeiro e em Campinas, conclui-se (após 21 meses de seu início, em dezembro de 2003) uma das principais etapas planejadas para a criação do MPS.BR: concepção, desenvolvimento, capacitação, implementação e avaliação. Agora, o grande desafio é a implementação e avaliação do MPS.BR em um número significativo de organizações, públicas e privadas, em todas as regiões do país. Até o final de 2006, a meta é ter o MPS.BR implementado em 120 empresas no país, das quais 60 empresas com avaliação oficial, informa Eratóstenes Araújo, Coordenador de Capacitação da Sociedade SOFTEX. Em 2006 terá inicio um novo ciclo de atividades, contemplando o aprimoramento do modelo e sua disseminação na América Latina. O MPS.BR conta com  investimentos das empresas e apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, da FINEP e do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Sobre a In Forma - Fundada em 1993, a In Forma atua nos mercados nacional e internacional, oferecendo a seus clientes prazos, custos e qualidade bem definidos em sistemas de Informação. Foi a primeira empresa associada ao CESAR - Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, com o intuito de promover o relacionamento empresa-universidade. A In Forma também foi uma das primeiras empresas a embarcar no Porto Digital.


Voltar | Topo
 
 
  Portal da Qualidade de Software - e-mail: contato@qualidadesoftware.org.br