Portal Parceiros Cursos Eventos Links Notícias Fórum Downloads Fale Conosco Home
Home
 



 
  Avaliação oficial MPS.BR - nível F na BL Informática
27.09.2005

Fonte: Softex

A BL Informática é a primeira empresa a obter uma avaliação oficial MPS.BR - Melhoria de Processo do Software Brasileiro, nível F - Gerenciado. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (23 de setembro de 2005), às 17:30h, na sede da empresa em Niterói. Estiveram presentes ao ato, além da direção da empresa e de seus colaboradores, a equipe de avaliação do MPS.BR, o coordenador executivo do MPS.BR (representando a Sociedade SOFTEX, coordenadora do MPS.BR), e representantes da RIOSOFT (Agente SOFTEX no Rio de Janeiro) e da COPPE/UFRJ.

Antes de se submeter a uma avaliação oficial MPS.BR, nível F, a BL Informática participou em um dos grupos de empresas do projeto QUALISOFT, da RIOSOFT, em parceria com a  COPPE/UFRJ (Instituição Implementadora do MPS.BR – II-MPS.BR). Primeiro, a empresa obteve uma certificação ISO 9001. "O resultado da implementação do MPS.BR não foi só a melhoria dos  nossos processos de software, mas a melhoria da qualidade dos nossos produtos e da qualidade de vida dos nossos colaboradores, resultando em menor custo, maior produtividade e satisfação dos clientes”, destaca Analia Yrigoyen Ferreiro Ferreira, gerente de desenvolvimento da BL Informática. “A obtenção de comprovação de satisfação dos requisitos do MPS.BR é a evidência que garante que a BL Informática está correta ao investir na melhoria da qualidade de seus processos e, principalmente, na melhoria da qualidade de seus profissionais. Vamos buscar o nível A do MPS.BR!", complementa José Halley Winckler, um dos diretores da empresa.

A equipe que avaliou o MPS.BR, nível F, na empresa é composta pelos seguintes avaliadores credenciados pela Sociedade SOFTEX: Clênio Salviano, como avaliador-líder, Káthia Oliveira, Cristina Filipak Machado e Sheila Reinher como avaliadoras-adjuntas, além de um avaliador representante da empresa. “A avaliação do MPS.BR na BL Informática foi uma experiência fantástica de conhecimento das práticas da empresa e de um trabalho de grupo com trocas de experiências em melhoria de processo de software.  Parabéns a todos: pessoas da empresa, consultores de implementação e equipe de avaliação do MPS.BR”, declara Clenio Salviano, do CenPRA – Centro de Pesquisas Renato Archer.

O MPS.BR é uma iniciativa brasileira, sob coordenação da Sociedade SOFTEX, que visa a Melhoria de Processo do Software Brasileiro em todas as regiões do país, com foco nas pequenas e médias empresas (PMEs), a um custo acessível. O MPS.BR segue modelos e normas internacionais: é compatível com o modelo CMMI, está em conformidade com as normas ISO/IEC 12207 e 15504, além de ser adequado à realidade brasileira. Informações atualizadas sobre o MPS.BR, incluindo metas e resultados alcançados, encontram-se no Portal SOFTEX <www.softex.br>.

O MPS.BR teve início em dezembro de 2003. Até novembro de 2005, com esta avaliação oficial e outras em seis empresas que participaram de experiências-piloto de implementação do MPS.BR, no Rio de Janeiro, Recife e Campinas, conclui-se uma das principais etapas planejadas para a criação do MPS.BR: concepção, desenvolvimento, capacitação, implementação e avaliação. Agora, o grande desafio é a implementação e avaliação do MPS.BR em um número significativo de organizações, públicas e privadas, em todas as regiões do país. Até 2006, a meta é ter o MPS.BR implementado em 120 empresas no país, das quais 60 empresas com avaliação oficial; até 2008, a meta é ter o MPS.BR implementado em mais 160 empresas no país, adicionalmente, das quais mais 80 empresas com avaliação oficial. Em 2006 terá inicio um novo ciclo de atividades, contemplando o aprimoramento do modelo e sua disseminação em países da  América Latina. O MPS.BR conta com  investimentos das empresas e apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, da FINEP e do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Sobre a BL Informática - Fundada em 1987, o foco no atendimento aos clientes é o alicerce que embasa os serviços da empresa. A percepção dos clientes, na qualidade e eficiência de seus serviços, é que leva à certeza do sucesso da BL Informática. A empresa tem 4 áreas: Projeto de Desenvolvimento de Sistemas; Fábrica de Software; “Outsourcing” – Manutenção de Sistemas; Consultoria e Assistência Técnica. Endereço: BL Informática. Av. Visconde do Rio Branco, 305 – 8º andar – Centro – Niterói – RJ – CEP 24.020-002 – Tel : (21) 2620-0308 – Portal BL <www.blnet.com>


Voltar | Topo
 
 
  Portal da Qualidade de Software - e-mail: contato@qualidadesoftware.org.br