Portal Parceiros Cursos Eventos Links Notícias Fórum Downloads Fale Conosco Home
Home
 



 
  Parceria Finep/Sebrae concede R$ 27 milhões a 69 projetos
29.11.2005

Fonte: Softex

Serão concedidos R$ 27 milhões a 69 projetos envolvendo 314 micro e pequenas empresas (MPEs). Este é o resultado recém-divulgado da chamada pública lançada em junho, em parceria entre o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por meio de sua Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e o Sebrae.

O objetivo da chamada é apoiar projetos de inovação ou difusão tecnológica de interesse das MPEs, a serem executados por instituições científicas e tecnológicas em cooperação com empresas brasileiras inseridas em Arranjos Produtivos Locais (APLs). Abrange, ainda, setores definidos como opções estratégicas pela Política Industrial Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE).

O interesse despertado foi significativo: 986 MPEs participaram das propostas. "Com certeza, muitas outras foram mobilizadas pela chamada e discutiram oportunidades, ou seja, estamos provocando debates e despertando o segmento de micro e pequenas empresas para a importância da inovação no que diz respeito à competitividade", diz Renato Jevoux, Coordenador do Comitê de Apoio à Inovação em APLs da Finep.

Foram contemplados 30 APLs de setores diversos, como couro e calçados, confecções, fruticultura irrigada, madeira e móveis, tecnologia da informação e cerâmica, entre outros. As contratações serão feitas pelos Sebraes de cada estado.

Inovações propostas por MPEs
A avaliação de mérito das propostas contou com a participação de 20 consultores especialistas, formando bancas de mais de 10 setores diferentes. O processo possibilitou que se traçasse um quadro do tipo de inovação proposta por MPEs, utilizando-se a abordagem do Manual de Oslo - publicação referência para a área.

"Entre as 142 propostas pré-qualificadas, 43 são inovadoras para o mercado nacional. Entre as 69 aprovadas, 37 são inovadoras para o mercado nacional, 18 para os mercados regionais, seis para o mercado local e oito foram consideradas inovadoras para o mundo", diz Jevoux. Ele esclarece que "esse não é o fruto de uma pesquisa rigorosa, é apenas a aplicação de um critério de análise. É um resultado interessante que revela que as micro e pequenas empresas também fazem inovação, mesmos nos segmentos tidos como tradicionais e não intensivos em tecnologia".


Voltar | Topo
 
 
  Portal da Qualidade de Software - e-mail: contato@qualidadesoftware.org.br